SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Is there teamwork in the Family Health Program?Work ability: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ROSA, Márcia Ferreira Mendes  and  MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira. A saúde e os riscos dos pescadores e catadores de caranguejo da Baía de Guanabara. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1543-1552. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700066.

O artigo discute a saúde, os riscos e o trabalho dos pescadores e catadores de caranguejo da região da APA de Guapimirim na Baía de Guanabara. Eles são típicos trabalhadores informais, sem proteção e garantias trabalhistas. Estão expostos a vários riscos no seu dia a dia, como acidentes com embarcações, com os apetrechos de pesca, com o próprio pescado, afogamentos, além de estarem expostos à grande radiação e variações climáticas. Há ainda a sobrecarga de peso e trabalho e a própria atividade noturna que potencializa mais os riscos. A partir de uma amostra de cem trabalhadores, que relataram por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quanti-qualitativa, traçou-se um perfil dos mesmos. São trabalhadores que possuem baixa escolaridade, predominando o primeiro grau incompleto (63%) e com 12% do total de analfabetos. Uma parcela desses trabalhadores (44%) relataram possuir doenças ou agravos à saúde. Essas doenças estão relacionadas à sobrecarga de peso, à grande jornada de trabalho e todas as situações de periculosidade a que estão expostos em suas atividades. Foram identificadas grandes dificuldades desses trabalhadores em realizar o seu labor, havendo a necessidade urgente de encontrar medidas que possam melhorar suas condições de trabalho e vida.

Keywords : Pescadores; Catadores de caranguejo; Trabalho informal; Baía de Guanabara.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese