SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1The health and risks of fishermen and crab catchers of Guanabara BayChanges in the forms of industrial production and their effects on workers' health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MARTINEZ, Maria Carmen; LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira  and  FISCHER, Frida Marina. Capacidade para o trabalho: revisão de literatura. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1553-1561. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700067.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre a capacidade para o trabalho de trabalho e envelhecimento funcional. Foi realizada uma extensa busca de publicações do período de 1966 a 2006, usando as bases de dados MEDLINE, Lilacs e SciELO. São apresentados vários aspectos relativos à capacidade para o trabalho: o contexto histórico no qual o tema emergiu, o referencial teórico, os fatores determinantes, um modelo explicativo, a metodologia atual para avaliar e monitorar a capacidade para o trabalho e a importância de sua promoção. Também é destacada a situação atual da pesquisa, prática e perspectivas futuras relativas ao tema. No contexto do envelhecimento da força de trabalho, a capacidade para o trabalho tornou-se um indicador importante em função de suas consequências para a saúde, bem-estar e empregabilidade dos trabalhadores, com impactos para os indivíduos, organizações e sociedade. As questões sobre o tema, apesar de relevantes, ainda carecem de maior atenção.

Keywords : Capacidade para o trabalho; Avaliação da capacidade para o trabalho; Envelhecimento funcional; Índice de capacidade para o trabalho; Saúde ocupacional; Ambiente de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese