SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Work ability: a literature reviewLife and health conditions of a worker in a rural settling author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERNANDES, Rita de Cássia Pereira; ASSUNCAO, Ada Ávila  and  CARVALHO, Fernando Martins. Mudanças nas formas de produção na indústria e a saúde dos trabalhadores. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1563-1574. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700068.

Buscou-se identificar possíveis determinantes de efeitos na saúde dos trabalhadores em indústrias plásticas. Descreve-se a organização da produção, trabalhadores e maquinário das áreas de produção e manutenção de catorze indústrias plásticas da Região Metropolitana de Salvador. Coletaram-se dados sobre política de desenvolvimento de cada empresa, mercado, procedimentos operacionais, exigências de produção e de qualidade e as regras formais da organização do trabalho. Implementam-se técnicas de gestão com forte exigência de redução do tempo da produção. O aumento do ritmo do trabalho, a redução de pausas e uma situação de alta demanda cognitiva impõem aos trabalhadores posturas anômalas para execução das tarefas com movimentos repetitivos. Demandas físicas e psicossociais (trabalho repetitivo, baixo controle dos trabalhadores sobre suas tarefas, pressão de tempo e insatisfação no trabalho) compõem um universo de condições desfavoráveis para a saúde de trabalhadores. Mudanças na gestão da produção, de pessoal e dos negócios impõem novas exigências aos trabalhadores no desenvolvimento das tarefas, configurando novos fatores de risco para a saúde dos trabalhadores.

Keywords : Lesões por esforços repetitivos; Doenças relacionadas ao trabalho; Trabalho repetitivo; Indústria plástica; Estresse ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese