SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Changes in the forms of industrial production and their effects on workers' healthWorking conditions and common mental disorder among primary health care workers from Botucatu, São Paulo State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Condições de vida e saúde do trabalhador em assentamento rural. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1575-1584. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700069.

A proliferação das formas de trabalho cooperado e autogestionário, na cidade e no campo, torna relevante o debate sobre o potencial de contribuição das experiências na solução de problemas sociais. O artigo procura refletir sobre como esta lógica organizativa pode melhorar as condições de vida e a saúde dos trabalhadores rurais. Estudando o processo organizativo de um assentamento rural, procurei compreender os sentidos atribuídos pelos trabalhadores à saúde-doença e as práticas de saúde desenvolvidas. Considerando aspectos objetivos e subjetivos envolvidos na noção de condição de vida e a partir de uma perspectiva teórico-metodológica que trata o processo de produção do conhecimento como construção social, analisei e confrontei informações obtidas através de análise documental, entrevistas e observações do cotidiano de trabalho e vida no assentamento. A contraposição do modo de vida rural com o urbano é traço marcante do sentido da saúde-doença. Entre sentidos idealizados e práticas possíveis, as tentativas para solucionar os problemas e concretizar a saúde como direito social esbarravam no modo fragmentado e desarticulado com que as políticas públicas envolvidas na reforma agrária têm sido implementadas pelo Estado.

Keywords : Condição de vida e saúde; Trabalho e cooperação; Assentamento rural; Movimentos sociais e saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese