SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1What right? Trajectories and perceptions of users in relation to the process of access to medication by legal writ in Santa Catarina StateIntegrality and transdisciplinarity in multi-professional teams in collective health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RAMOS, Flávia Regina Souza; FINKLER, Mirelle; GONCALVES, Evelise Ribeiro  and  CAETANO, João Carlos. A eticidade na pesquisa qualitativa em saúde: o dito e o não dito nas produções científicas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1673-1684. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700079.

Esta pesquisa bibliográfica analisou o tema da eticidade em pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados em artigos científicos de uma revista brasileira de saúde coletiva de acesso eletrônico. Foram analisados 117 artigos, correspondentes às pesquisas qualitativas e a 23,49% das publicações entre 01/1998 a 03/2007. O corpo de dados foi organizado em torno de questões referentes à identificação, à temática/objeto, ao referencial teórico, à metodologia e aos aspectos éticos envolvidos. A análise propôs questões e indicou relevâncias a partir do que os pesquisadores expressam acerca da ética em seus relatos de pesquisa qualitativa, referentemente a dois tipos de relações - do pesquisador com o "sujeito pesquisado" e com "seus pares". Concluiu-se que há muito a ser problematizado acerca do cotidiano da pesquisa, o que exige exposição e abertura à crítica. É preciso conhecer o próprio discurso sobre o tema e pensar no que "o dito" e o "não dito" podem revelar sob o aparente resguardo da obediência às normas, reconhecendo que os desafios para a qualificação remetem ao amadurecimento e à consistência teórica de seus investigadores, especialmente no que se refere à dimensão ética do ofício de pesquisar. Grande parte de tais desafios incidem diretamente sobre as instituições que assumem a responsabilidade na formação de pesquisadores.

Keywords : Ética; Ética em pesquisa; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese