SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Discourses about health risk behaviour and the moralization of the everyday lifeThe medical education and the extended general practice: results of a Brazilian experiment author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GOULART, Maria Carolina Vaz et al. Manipulação do genoma humano: ética e direito. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1709-1713. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700082.

A biologia molecular tem fornecido as ferramentas básicas para os geneticistas se aprofundarem nos mecanismos moleculares que influem na variação das doenças. Deve-se destacar a responsabilidade científica e moral dos pesquisadores, uma vez que os cientistas devem imaginar as consequências morais da aplicação comercial de testes genéticos, já que esse fato envolve não só o indivíduo e suas famílias, mas toda a população. Além de ser preciso, também, fazer uma reflexão sobre como essas informações do genoma humano serão utilizadas, para o bem ou mal. O objetivo desta revisão foi trazer à luz do conhecimento dados sobre características éticas da aplicação da biologia molecular, relacionando-a com os direitos do ser humano. Após análise bibliográfica, pôde-se observar que o Projeto Genoma Humano gerou várias possibilidades, como identificação de genes associados a doenças com propriedades sinergísticas, mas modificando às vezes comportamentos ao intervir geneticamente no ser humano, trazendo benefícios ou malefícios sociais. O grande desafio é decidir o que a humanidade pretende em relação a este gigantesco salto.

Keywords : Genoma humano; Ética; Direito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese