SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1The importance of genetic counseling at sickle cell anemiaSelf-medication: a qualitative approach of its motivations author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COSTA, Marco Antonio Ferreira da  and  COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Educação em biossegurança: contribuições pedagógicas para a formação profissional em saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1741-1750. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700086.

O estudo, realizado no período 2004-2005, teve como objetivo geral analisar percepções docentes e discentes sobre os processos de ensino-aprendizagem da biossegurança em cursos de nível médio da área de saúde. Teve como foco de coleta de dados seis cursos de nível médio da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Um total de 82 alunos e doze professores locais pesquisados participaram do estudo. Foi uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa e utilização de dados quantitativos que emergiram ao longo do processo de trabalho. Os dados foram analisados à luz da multirreferencialidade. Esta investigação justificou-se pela defasagem da biossegurança em relação ao mundo do trabalho e mundo da escola e demandas decorrentes do progresso técnico-científico e da própria evolução social, no que se refere à biossegurança em espaços da saúde. Os resultados obtidos apontaram para uma necessidade sentida de aprimoramento dos processos de ensino em biossegurança em cursos de nível médio da área de saúde, o que poderá contribuir, sobremaneira, para a inclusão da biossegurança nos currículos da educação profissio-nal em saúde.

Keywords : Ensino de biossegurança; Educação profissional em saúde; Processo de ensino-aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese