SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Biosafety education: educational contributions to the health professional educationFinancing in Brazilian health care system: a recent retrospective and dentistry approach author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NAVES, Janeth de Oliveira Silva; CASTRO, Lia Lusitana Cardozo de; CARVALHO, Christine Maria Soares de  and  MERCHAN-HAMANN, Edgar. Automedicação: uma abordagem qualitativa de suas motivações. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1751-1762. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700087.

A automedicação é uma prática comum que pode retardar o diagnóstico e cura e contribuir para a manutenção da cadeia de transmissão de doenças. Realizou-se pesquisa qualitativa para investigar a ocorrência da automedicação, suas motivações e a qualidade do atendimento em farmácias.O estudo realizou três grupos focais em um serviço de referência para o tratamento de DST em Brasília (DF). A análise de discurso crítica revelou que a automedicação era frequente e motivada pela insatisfação com a demora e a baixa qualidade do atendimento nos serviços de saúde. Outras motivações citadas foram a experiência prévia com medicamentos, o aconselhamento com amigos e familiares e a busca de anonimato nas farmácias.Verificou-se insatisfação com a qualidade do atendimento nas farmácias, vistas como estabelecimentos comerciais mas que se apresentam como alternativa de fácil acesso. A identidade de farmacêuticos se confunde com a dos vendedores que objetivam o lucro. Observou-se a centralidade dos medicamentos nas expectativas dos pacientes e nas práticas médicas. Os resultados sugerem a necessidade de melhorar o acesso, de resgatar a humanização do atendimento nos serviços de saúde e de transformar as farmácias em estabelecimentos de saúde, divulgadores de práticas educativas e promotores do uso racional de medicamentos.

Keywords : Automedicação; Grupos focais; Análise de discurso; Farmácias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese