SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Financing in Brazilian health care system: a recent retrospective and dentistry approachGingival bleaching: teaching and ethnocentrism author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CARVALHO, Valéria Abrantes Pinheiro; BORGATTO, Adriano Ferreti  and  LOPES, Luciane Cruz. Nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas de São José dos Campos sobre o uso de anti-inflamatórios não esteróides. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1773-1782. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700089.

A prescrição abusiva de medicamentos na odontologia constitui um desafio aos programas de saúde pública que visam corrigir a prescrição inadequada de fármacos. Os anti-inflamatórios não esteróides (AINE) podem alteram a eficácia dos anti-hipertensivos, elevando a pressão arterial, sobretudo em pacientes idosos e/ou com hipertensão arterial sistêmica (HAS). O objetivo foi avaliar o nível de conhecimentos dos cirurgiões-dentistas (CD) da rede pública da saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (PMSJC) sobre a prescrição de AINE a pacientes com HAS. Trata-se de estudo descritivo, realizado por meio de questionário aplicado aos 92 CD da PMSJC. Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando-se os testes de Wald e de Fisher. A associação entre as variáveis foi estudada por meio da razão de chances (OR) com p-valor<0,05. Os resultados mostraram que o nível de conhecimento para a prescrição de AINE para pacientes com HAS foi insuficiente e as interações medicamentosas entre AINE e anti-hipertensivos são desconhecidas pela quase totalidade da amostra. Concluiu-se que os cursos de atualização em odontologia não estão suprindo as necessidades dos CD no âmbito da farmacoterapia.

Keywords : Anti-inflamatórios não esteróides; Nível de conhecimento; Terapêutica; Hipertensão arterial; Odontologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese