SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Knowledge level for prescription of nonsteroidal anti-inflammatory by dentists in São José dos Campos, São Paulo State, BrazilOral health and perceptions regarding dental care in patients with mental disorders living in therapeutic residences author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BOLLA, Edson Daruich  and  GOLDENBERG, Paulete. Clareamento gengival: ensino e etnocentrismo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1783-1793. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700090.

O estudo objetivou identificar os padrões de estética bucal/gengival subjacentes à formação e prática profissional do cirurgião-dentista, na perspectiva do etnocentrismo. A partir da análise documental e da realização de entrevistas (semiestruturadas) com cirurgiões dentistas formados há dez ou mais anos, o estudo recorreu a uma abordagem qualitativa, ancorada na análise temática. No âmbito do ensino da periodontia, o estudo evidenciou que a presença da pigmentação fisiológica é omitida ou tratada como uma alteração de normalidade e/ou antiestética. Todos os entrevistados aprenderam a realizar o clareamento gengival em nível de pós-graduação, sendo estimulados a ofertar tal procedimento em nome de um sorriso saudável e bonito. Diante da supervalorização da eficiência da técnica, ressalta a ausência da discussão da questão estética na perspectiva étnica. Parece que a oferta do clareamento gengival se faz norteada pelo padrão branco de beleza, evidenciando o caráter etnocêntrico do procedimento.

Keywords : Etnocentrismo; Embranquecimento; Clareamento gengival.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese