SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Gingival bleaching: teaching and ethnocentrismPerceptions of dentistry teachers in the teaching and learning process author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

JAMELLI, Silvia Regina et al. Saúde bucal e percepção sobre o atendimento odontológico em pacientes com transtorno psíquico moradores de residências terapêuticas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1795-1800. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700091.

Os pacientes portadores de transtornos psíquicos têm grande dificuldade de acesso ao tratamento dentário. Os problemas enfrentados vão desde a recusa dos profissionais em atender a essa clientela à inapropriada formação profissional dos mesmos. Este estudo, realizado em residências terapêuticas, objetivou avaliar as condições de saúde bucal dos moradores, assim como a percepção dos mesmos em relação ao atendimento odontológico recebido. Fizeram parte do estudo 38 indivíduos, sendo os dados coletados através de exame clínico e entrevista semiestruturada. A análise dos dados indicou elevado índice de cárie e de necessidade protética, com 42,5% dos indivíduos necessitando de prótese total e 30,3%, de próteses parciais. Com relação às condições periodontais, 28,5% dos elementos dentários apresentaram perda de inserção periodontal maior que 4 mm. Os dados da entrevistas foram averiguados pela análise de conteúdo temática, possibilitando a construção de duas categorias: associação de dor com a presença de dentes e o atendimento odontológico mutilador. A presença de saúde bucal foi associada à extração dentária, sendo esta a única solução para os incômodos na boca, indicando que, para esta população, ter saúde bucal é não ter dentes.

Keywords : Saúde bucal; Saúde mental; Cárie dentária; Reforma psiquiátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese