SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Perceptions of dentistry teachers in the teaching and learning processOral infection control in hospitalized patients: an approach to cardiologist and intensive care units doctors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BADAN, Denise Elisabeth de Campos; MARCELO, Vânia Cristina  and  ROCHA, Dais Gonçalves. Percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva por cirurgiões-dentistas egressos da Universidade Federal de Goiás. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1811-1818. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700093.

A atualidade tem exigindo dos profissionais cirurgiões-dentistas o desafio de rever o conceito de atenção à saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sugerem mudanças na graduação, incentivando a consolidação do SUS. Objetivou-se conhecer a percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva na prática dos egressos de 2000 a 2002, do curso de odontologia da Universidade Federal de Goiás. Utilizou-se a metodologia da triangulação de técnicas. Encontrou-se que 83,3% dos egressos trabalham como cirurgião-dentista. Continuaram os estudos cursando pós-graduações e especializações (68,1%). Têm dúvidas sobre as ações em saúde coletiva, embora as pratiquem. Atuar no serviço público determinou realizações de mais práticas em saúde coletiva. Os principais entraves ao desenvolvimento de ações em saúde coletiva foram falta de recursos materiais complementares e dificuldade de valorização pela população. O conteúdo recordado principal foi a promoção da saúde (100%) e o mais utilizado foi a prevenção, seguida de educação em saúde. As práticas de estágio extramuros foram muito valorizadas. Conclui-se que há necessidade de maior clareza, durante a graduação, sobre o que sejam práticas em saúde coletiva e maior integração curricular na graduação em odontologia.

Keywords : Saúde coletiva; Educação em Odontologia; Currículo de odontologia; Odontologia em saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese