SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Oral infection control in hospitalized patients: an approach to cardiologist and intensive care units doctorsEvaluation of fluoride levels in the public water supply in São Luis Island, Maranhão State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MORETTI, Andreya Cristina et al. Intersetorialidade nas ações de promoção de saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal de Curitiba (PR). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp.1827-1834. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700095.

O objetivo deste estudo foi explorar as ações intersetoriais desenvolvidas pelas equipes de saúde bucal na rede Municipal de Saúde de Curitiba (PR) e analisar a percepção dos gestores locais ligados a estas equipes sobre a intersetorialidade. Utilizou-se um modelo de estudo transversal de metodologia quantitativa e qualitativa, com coleta de dados por meio de um questionário autoaplicável e a técnica do grupo focal. Os resultados mostraram que as maiorias das ações de promoção de saúde realizadas pelas equipes são interdisciplinares e quando há envolvimento de outros setores é na disponibilização de espaços físicos, sem uma perspectiva de ação conjunta e integrada. A percepção dos gestores reitera no conceito as práticas das equipes. Observou-se que a Estratégia da Saúde da Família é facilitadora de ações intersetoriais e que, apesar das dificuldades, a intersetorialidade é uma forma de trabalho desafiadora, mas possível de tornar-se realidade.

Keywords : Intersetorialidade; Promoção de saúde; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )