SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Oral infection control in hospitalized patients: an approach to cardiologist and intensive care units doctorsEvaluation of fluoride levels in the public water supply in São Luis Island, Maranhão State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MORETTI, Andreya Cristina et al. Intersetorialidade nas ações de promoção de saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal de Curitiba (PR). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1827-1834. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700095.

O objetivo deste estudo foi explorar as ações intersetoriais desenvolvidas pelas equipes de saúde bucal na rede Municipal de Saúde de Curitiba (PR) e analisar a percepção dos gestores locais ligados a estas equipes sobre a intersetorialidade. Utilizou-se um modelo de estudo transversal de metodologia quantitativa e qualitativa, com coleta de dados por meio de um questionário autoaplicável e a técnica do grupo focal. Os resultados mostraram que as maiorias das ações de promoção de saúde realizadas pelas equipes são interdisciplinares e quando há envolvimento de outros setores é na disponibilização de espaços físicos, sem uma perspectiva de ação conjunta e integrada. A percepção dos gestores reitera no conceito as práticas das equipes. Observou-se que a Estratégia da Saúde da Família é facilitadora de ações intersetoriais e que, apesar das dificuldades, a intersetorialidade é uma forma de trabalho desafiadora, mas possível de tornar-se realidade.

Keywords : Intersetorialidade; Promoção de saúde; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese