SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Epidemiology of fluorosis and dental caries according to different types of water suppliesDental loss in a rural population and the goals established for the World Health Organization author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TRAEBERT, Jefferson; MARCON, Karine Boneti  and  LACERDA, Josimari Telino de. Prevalência de traumatismo dentário e fatores associados em escolares do município de Palhoça (SC). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1849-1855. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700098.

O aumento dos níveis de violência, do número de acidentes de trânsito e uma maior participação das crianças em atividades esportivas contribuem para transformar o traumatismo dental em um problema de saúde pública emergente. Todavia, ainda há carência de dados que mostrem o comportamento deste agravo no Brasil. O objetivo desse estudo foi conhecer a prevalência de traumatismo na dentição permanente e fatores associados em escolares de doze anos de idade de Palhoça (SC). Foi realizado um estudo transversal envolvendo uma amostra representativa dos escolares (n=405). Os critérios de classificação do traumatismo foram os mesmos usados no levantamento nacional do Reino Unido. Testou-se associação entre a prevalência e fatores clínicos e socioeconômicos por intermédio do qui-quadrado. A prevalência encontrada foi de 22,5%, sendo estatisticamente maior no sexo masculino. A maioria dos danos traumáticos foram de pequena magnitude, mas encontrou-se alta necessidade de tratamento entre os dentes passíveis de tratamento imediato. Pode-se concluir que foram altas a prevalência e a necessidade de tratamento do traumatismo dentário em Palhoça. A prevalência não mostrou associação com fatores socioeconômicos ou clínicos.

Keywords : Traumatismo dentário; Prevalência; Saúde bucal; Escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese