SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Right of access to the assisted human reproduction: bioethics discussionsAbortion in the adolescence: from life to the experience of the empty lap - a qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CALDEIRA, Antônio Prates; OLIVEIRA, Rafael Morroni de  and  RODRIGUES, Oreston Alves. Qualidade da assistência materno-infantil em diferentes modelos de Atenção Primária. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3139-3147. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800018.

Avaliou-se a qualidade da assistência materno-infantil em dois modelos de Atenção Primária à Saúde através de entrevistas com 1.200 famílias selecionadas aleatoriamente. Foram avaliados indicadores de processo da assistência, comparando a Estratégia de Saúde da Família com centros de saúde tradicionais. Na avaliação da assistência à criança, a realização precoce da primeira consulta, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, as orientações para prevenção de acidentes e a profilaxia com sulfato ferroso e vitamina A estiveram estatisticamente associados com o modelo da assistência. Na assistência pré-natal, observou-se diferença estatisticamente significante entre os serviços para orientações sobre amamentação e orientações nutricionais, além da realização de exame de prevenção do câncer de colo uterino. Para os cuidados de saúde da mulher fora do período gestacional, os resultados revelaram que orientações para autoexame das mamas, realização de exame preventivo de câncer de colo uterino no último ano e relato de participação em programa de planejamento familiar estavam associados com o modelo de Atenção Primária à Saúde. Todas as diferenças apontadas mostraram melhor desempenho da Estratégia de Saúde da Família.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Saúde materno-infantil; Saúde da Família; Avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese