SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Quality of maternal and child health care in different models of Primary Health CareFamily health and infant palliative care: listening the relatives of technology dependent children author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VIEIRA, Leila Maria; GOLDBERG, Tamara Beres Lederer; SAES, Sandra de Oliveira  and  DORIA, Adriana Aparecida Bini. Abortamento na adolescência: da vida à experiência do colo vazio - um estudo qualitativo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3149-3156. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800019.

O presente estudo teve como objetivo investigar o processo de abortamento na adolescência, segundo a perspectiva da adolescente. Foi desenvolvido no Hospital Maternidade Santa Izabel, da cidade de Bauru (São Paulo, Brasil), e a metodologia qualitativa buscou compreender a experiência da adolescente no processo de abortamento, construindo um modelo teórico representativo. Utilizou-se como referencial teórico o interacionismo simbólico e como metodológico a grounded theory. Foram entrevistadas dez adolescentes, e a análise dos relatos constatou a descoberta da gravidez, os sentimentos emergentes, o difícil momento da internação, a esperança do retorno ao cotidiano acompanhado pelo apoio dos familiares e a necessidade de mudanças decorrentes de tal experiência. Dos depoimentos emergiram três fenômenos: descobrindo-se grávida, vivenciando o abortamento e reelaborando o plano de vida. A partir da análise do processo, desenvolveu-se a categoria central: "Abortamento na adolescência: da vida à experiência do colo vazio". Conclusão: a ocorrência do abortamento na adolescência causa diferentes sentimentos, podendo atingir as esferas biopsicossociais.

Keywords : Adolescente; Abortamento; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese