SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Prevalence of overweight and obesity, and associated factors in adolescents, at the central west area of the state São Paulo (SP, Brazil)BabyCare: decision support system for primary child care using personal digital assistant author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VIDAL, Manola. Gravidez após morte perinatal: sobre a relação da mãe com o bebê sobrevivente. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3185-3190. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800023.

O objetivo deste trabalho é investigar a experiência emocional materna na gravidez e parto prematuro subsequente à perda perinatal, que é definida como sendo o óbito fetal ocorrido nas últimas semanas de gestação ou o do recém-nascido nas primeiras semanas após o parto. Faz parte do trabalho realizado durante o curso de doutorado em Saúde da Mulher (Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz) que utilizou do método qualitativo de pesquisa em saúde para a construção de histórias de vida através das técnicas de entrevistas abertas, não diretivas, e observação participante. O trabalho de campo consistiu no acompanhamento da dupla mãe-bebê durante a internação e seis meses após a alta hospitalar. A amostra dos sujeitos selecionados foi realizada a partir do critério relativo ao acompanhamento por 24 horas de internações com duração igual ou superior a trinta dias. Este artigo se refere a uma das quatro histórias de vidas construídas. Resultados: produção de conhecimento sobre o estado de humor materno em mães de bebês prematuros após a alta hospitalar, através da identificação de reações emocionais características de um trabalho de luto específico ligado à perda perinatal em sua relação com as síndromes do "bebê de substituição" e da "criança vulnerável".

Keywords : Bebê de substituição; Criança vulnerável; Morte perinatal; Gravidez de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese