SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Pregnancy after perinatal death: concerning the relationship of mother with the survivor babyEating practices during pregnancy: a study of low-income pregnant and postpartum women in Rio de Janeiro (RJ, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COSTA, Carmen Lúcia de Bartolo et al. BabyCare: apoio à decisão na atenção primária materno-infantil com computadores de mão. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3191-3198. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800024.

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um instrumento digital - aqui denominado Sistema BabyCare - para coleta, armazenamento e apoio à decisão dos profissionais de saúde e demais envolvidos na assistência primária infantil em comunidades carentes. Esse sistema baseia-se em tecnologias de dispositivos móveis para utilização local em unidades básicas de saúde em comunidades carentes, assistidos ou não pelo Programa/Estratégia Saúde da Família (PSF), organizações não governamentais, ambulatórios e hospitais. Utilizou-se Java como linguagem de programação. Foram realizadas avaliações sobre o uso do sistema na cidade de São Paulo, envolvendo 62 usuários com diferentes formações, incluindo voluntários da Pastoral da Criança e do PSF. Os questionários aplicados resultam em alto índice de aceitação geral (98,3%); treinamento in loco considerado adequado (91,9%); percepção na melhoria na rotina e na redução de tempo da consulta (100,0%) e na redução no volume de documentos (96,7%). Conclusão: o protótipo apresentou-se robusto e eficiente para uso em comunidades carentes com infraestrutura precária de informática e telecomunicação.

Keywords : Sistemas de apoio a decisões clínicas; Saúde pública; Computadores de mão; Cuidados primários de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese