SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Eating practices during pregnancy: a study of low-income pregnant and postpartum women in Rio de Janeiro (RJ, Brazil)The human life fragility/resistance in rurals communities of Pantanal (MT, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERREIRA, Haroldo Silva; CAVALCANTE, Sybelle Araújo  and  ASSUNCAO, Monica Lopes de. Composição química e eficácia da multimistura como suplemento dietético: revisão da literatura. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3207-3220. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800026.

Objetivou-se identificar todos os artigos já publicados sobre a multimistura (MM) em revistas de maior rigor científico e avaliar a eficácia desse produto como suplemento alimentar. A metodologia baseou-se na busca on line nas bases do Medline e do Scielo, sem limite de data, utilizando-se o descritor "multimistura". Foram identificados e analisados 31 artigos. Em virtude da pequena porção que é preconizada para consumo diário, a MM não pode ser considerada uma fonte importante de energia, proteínas e minerais, embora os possua em quantidades relevantes. Sua elevada proporção de magnésio e/ou de cálcio pode prejudicar a absorção de ferro. Seu uso eleva o teor de fibras da dieta, o que pode reduzir a absorção de nutrientes, o que não é interessante no caso de criança desnutrida. Sua elevada quantidade de fitatos não parece ser problema, pois o tratamento prévio pelo qual passam os farelos reduz bastante o poder quelante desse composto. A possibilidade de intoxicação pelo cianeto oriundo da folha de mandioca não é descartada. Quanto à capacidade da MM em promover o estado nutricional, 12 dentre 15 estudos concluíram pela sua ineficácia. Considerando riscos e benefícios e as evidências disponíveis na literatura, não se justifica a utilização da MM como estratégia de prevenção e controle da desnutrição.

Keywords : Alimentação alternativa; Promoção da saúde; Saúde da criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese