SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Evaluation of the incidence of dental caries in patients with Down syndrome after their insertion in a preventive programPrevalence of anterior open bite and overjet preschoolers in the city of Recife (PE, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MATOS, Mariângela Silva de  and  TENORIO, Robson. Percepção de alunos, professores e usuários acerca da dimensão ética na formação de graduandos de odontologia. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp.3255-3264. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800031.

O presente trabalho buscou analisar a percepção que alunos, professores e usuários dos ambulatórios têm acerca da formação profissional em sua dimensão ética, em dois cursos de odontologia, um público e um privado da Bahia. Buscou, ainda, confrontar essas percepções com a prática observada nos ambulatórios. Com essa finalidade, foram empregadas as seguintes técnicas: questionários para 283 alunos, entrevistas não diretivas para 32 professores e para 36 usuários, além de observação participante em duas disciplinas com práticas ambulatoriais. Os resultados revelam que alunos e professores percebem que essa dimensão da formação tem sido altamente estimulada no curso, de modo que os alunos revelam conhecimento teórico dos princípios da bioética e os usuários, em sua maioria, se sentem respeitados dentro desses princípios. Entretanto, o discurso de alguns desses sujeitos, bem como a observação do cotidiano dos ambulatórios, evidenciaram muitos exemplos e atitudes que revelam certo distanciamento entre o discurso e a prática.

Keywords : Bioética; Educação superior; Relação dentista-paciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )