SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Perceptions of students, professors and users regarding the ethical dimension at odontology educationPractices and meanings of oral health: a qualitative study with mothers of children assisted at the Federal University of Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GRANVILLE-GARCIA, Ana Flávia; FERREIRA, Jainara Maria Soares  and  MENEZES, Valdenice Aparecida de. Prevalência de mordida aberta anterior e protrusão dentária em pré-escolares da cidade do Recife (PE, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3265-3270. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800032.

O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de maloclusões (mordida aberta anterior, protrusão dentária) e sua associação com idade, gênero e tipo de escola em 2.651 pré-escolares da cidade do Recife, PE, Brasil. As crianças foram sentadas em cadeiras escolares na sala da própria creche/escola para a execução do exame clínico; os menores de dois anos foram atendidos no sistema perna-perna ou joelho-joelho, por meio de iluminação natural e artificial. A protrusão dentária foi considerada quando sobressaliência maior que 3 mm, mensurada por meio de sonda periodontal milimetrada. A mordida aberta anterior foi registrada quando não houve contato com os dentes anteriores e os posteriores se mantiveram em oclusão. Foi registrada em ficha clínica a combinação dos dois tipos de maloclusão, ou seja, de mordida aberta e de protrusão dentária. Os dados foram avaliados estatisticamente pelo teste Qui-quadrado e a medida para avaliar a associação entre os eventos foi o odds ratio. A prevalência de protrusão dentária foi 66,1% e mordida aberta anterior, 19,8%; houve associação entre as maloclusões, idade e tipo de escola, porém não houve associação estatisticamente significante entre maloclusão e gênero. Conclui-se que a prevalência de maloclusões em pré-escolares foi elevada e esteve associada à idade e tipo de escola.

Keywords : Estudos transversais; Dente decíduo; Maloclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese