SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Prevalence of anterior open bite and overjet preschoolers in the city of Recife (PE, Brazil)How to do the correct discard of medicine residues? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ROBLES, Ana Carolina Couto; GROSSEMAN, Suely  and  BOSCO, Vera Lúcia. Práticas e significados de saúde bucal: um estudo qualitativo com mães de crianças atendidas na Universidade Federal de Santa Catarina. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3271-3281. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000800033.

Este estudo objetivou conhecer práticas e significados de saúde bucal de mães de crianças atendidas em clínicas de odontopediatria da Universidade Federal de Santa Catarina. O método qualitativo tipo estudo de caso foi utilizado e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. A população estudada constituiu-se por sete mães que levavam seus filhos para atendimento odontológico na universidade. Observou-se que experiências negativas vivenciadas em tratamentos odontológicos anteriores, dificuldades financeiras e gravidez influenciaram-nas na busca e adesão a tratamentos. A procura pelo dentista ocorreu, principalmente, para realização de procedimentos curativos. As mães cuidam dos dentes de seus filhos por considerarem tais cuidados responsabilidade materna, para prevenir cárie e suas consequências, evitar gastos com tratamentos onerosos e que as crianças passem por experiências desagradáveis com dentistas. As fontes de informação citadas sobre os cuidados com a boca foram dentistas, médicos, enfermeiras, escolas, veículos de comunicação em massa e acadêmicos de odontologia. Apesar de desejarem cuidar da saúde de seus filhos de maneira adequada, nem sempre elas têm condições econômicas e sociais favoráveis para colocar os ensinamentos em prática.

Keywords : Saúde bucal; Percepção; Conduta de saúde; Mães; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese