SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The field of Food and Nutrition from the perspective of comprehensive theoriesThe role of civil society in building the field of Food and Nutrition in Brazil: elements for reflection author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

WERNECK, Guilherme Loureiro; HASSELMANN, Maria Helena  and  GOUVEA, Thaise Gasser. Panorama dos estudos sobre nutrição e doenças negligenciadas no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 39-62. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100009.

O objetivo deste artigo é revisar a literatura acerca da relação entre nutrição e doenças infecciosas negligenciadas em populações brasileiras, focalizando especificamente a doença de Chagas, a malária, a esquistossomose e a leishmaniose visceral. A revisão da literatura foi realizada em janeiro de 2010 a partir de um levantamento bibliográfico nas bases SciELO, LILACS e Medline. Foram captados 293 resumos; dentre estes, 66 foram selecionados para leitura de texto completo e 43 incluídos na revisão. A presente revisão salienta a relevância dos estudos nutricionais no campo da Saúde Coletiva para melhor compreensão dos aspectos envolvidos no risco e prognóstico de malária, esquistossomose, leishmaniose visceral e doença de Chagas. Evidencia-se também certo desbalanceamento na literatura sobre o tema, com muito mais estudos experimentais do que estudos em populações humanas. Ainda que os primeiros sejam essenciais para esclarecer os mecanismos fisiopatológicos subjacentes à relação entre déficits nutricionais e estas doenças, estudos bem delineados em populações humanas são fundamentais para que o conhecimento científico se traduza em ações efetivas para o controle de doenças negligenciadas.

Keywords : Nutrição; Malária; Leishmaniose visceral; Doença de Chagas; Esquistossomose; Desnutrição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese