SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The role of civil society in building the field of Food and Nutrition in Brazil: elements for reflectionHistory of the scientific field of Food and Nutrition in Public Health in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RECINE, Elisabetta  and  VASCONCELLOS, Ana Beatriz. Políticas nacionais e o campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva: cenário atual. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 73-79. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100011.

É apresentado um balanço da implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) contextualizando as ações no cenário do Sistema Único de Saúde (SUS). Aos dez anos de sua publicação, a PNAN se defronta com desafios tanto para expandir como para qualificar as ações de alimentação e nutrição na saúde, e também para se apresentar como interlocutora e representante legítima da área da saúde, no contexto político e institucional da segurança alimentar e nutricional. Questões relacionadas à articulação da PNAN e da futura Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional são analisadas para demonstrar a confluência de agendas entre as prioridades para a garantia da SAN. São apontadas as potencialidades desse campo de ação, a partir do atual cenário institucional, e a necessidade de soluções abrangentes que atendam à complexidade da alimentação e nutrição em Saúde Coletiva.

Keywords : Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Sistema Único de Saúde; Segurança alimentar e nutricional; Saúde Coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese