SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1History of the scientific field of Food and Nutrition in Public Health in BrazilFood in the contemporary context: consumption, political action and sustainability author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DIEZ-GARCIA, Rosa Wanda  and  CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 91-98. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100013.

A culinária é aqui abordada como objeto de estudos alimentares e nutricionais e de intervenções que visem a mudanças alimentares. Para explorar este potencial da culinária, dois estudos são apresentados: um qualitativo, voltado para a análise do consumo alimentar, com sujeitos de dois segmentos socioeconômicos, submetidos à restrição de sal; e outro que recorre à culinária como eixo estruturante de um método educativo para a promoção da alimentação saudável. Em ambos os estudos pôde-se constatar o potencial da culinária: no primeiro, como um meio que permite acessar informações sobre procedimentos com alimentos que podem melhorar a qualidade da informação sobre o consumo e as práticas alimentares; e no segundo, como um espaço eficaz para intervenções que visem a mudanças alimentares por abordar suas dimensões sensoriais, cognitivas, simbólicas e práticas.

Keywords : Culinária; Educação nutricional; Antropologia da alimentação; Alimentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese