SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Food in the contemporary context: consumption, political action and sustainabilityRisk behaviors for eating disorders among female adolescents from different social strata in the Brazilian Northeastern author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PRADO, Shirley Donizete et al. A pesquisa sobre Alimentação no Brasil: sustentando a autonomia do campo Alimentação e Nutrição. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.1, pp.107-119. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100015.

Partindo dos pensamentos de Bourdieu acerca dos campos científicos, visitamos o Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) buscando investir em abordagem crítica e reflexiva acerca da parcela da pesquisa brasileira que se dirige à "alimentação". Identificamos um conjunto estável e crescente de grupos de pesquisa, cuja visibilidade fica comprometida uma vez que sua denominação não consta das taxonomias institucionais no âmbito das agências de fomento à pesquisa e à formação de pesquisadores. Seus fundamentos epistemológicos, suas bases teórico-metodológicas, situam-se na esfera das humanidades e incluem uma ampla gama de disciplinas em interação, conformando significativa complexidade em torno de seu objeto central: a "comida". O estudo dos fenômenos alimentares reclama a interdisciplinaridade e apresenta como desafio o enfrentamento das tensões inerentes à vida democrática na qual vislumbramos um devir em que a convivência crescente e colaborativa entre diferentes referências epistêmicas deve ter lugar institucional.

Keywords : Alimentação e Nutrição; Alimentação e Cultura; Políticas de Alimentação e Nutrição; Saúde Coletiva; Ciências Humanas e Sociais; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )