SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Consumption to feed of resident adult population in rural area of the city of Ibatiba (ES, Brazil)Undergraduate education and health practices of speech and language pathologists working in public health services author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

KEPPLE, Anne Walleser  and  SEGALL-CORREA, Ana Maria. Conceituando e medindo segurança alimentar e nutricional. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 187-199. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100022.

Apresenta-se um marco conceitual interdisciplinar de segurança alimentar e nutricional no qual identificam-se determinantes nos níveis macrossocioeconômico, regional-local e domiciliar. Insegurança alimentar e nutricional é vista como tendo consequências para a saúde e o bem-estar, que podem expressar-se ou não em consequências físico-biológicas, como por exemplo baixo peso e/ou carências nutricionais. As implicações de tal perspectiva para questões de mensuração são abordadas. É apresentado um resumo comparativo de indicadores frequentemente usados para mensuração de segurança alimentar, com enfoque especial na Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, que foi usada na Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio - 2004. A história do desenvolvimento da escala nos Estados Unidos e a sua validação no Brasil estão descritas. Caracterizada como uma medida direta de insegurança alimentar em nível domiciliar, esta escala psicométrica pode ser usada em conjunto com indicadores e instrumentos de mensuração de diversas áreas, para aprofundar a compreensão desse fenômeno complexo.

Keywords : Insegurança alimentar e nutricional; Mensuração; Marco conceitual; Indicadores; Metodologia de pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese