SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Intergenerational integration, social capital and health: a theoretical framework and results from a qualitative studySocial support assessment in Brazilian studies: conceptual aspects and measures author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NORONHA, Maria Glícia Rocha da Costa e Silva  and  LIMA FILHO, Domingos Leite. O agir em Saúde da Família: as condições existentes e necessárias para a interação e a troca de conhecimentos na prática profissional. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 1745-1754. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000300011.

Este texto relata parte dos resultados de pesquisa realizada no período de 2005 a 2007 na Unidade de Saúde da Família Jardim Pinheiro, no Distrito Sanitário de Santa Felicidade, em Curitiba (PR). Investigaram-se as condições existentes e necessárias para a interação e troca de conhecimentos entre profissionais das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Realizou-se um estudo qualitativo descritivo, utilizando a entrevista semiestruturada e a observação direta para coleta de dados. Constatou-se que a implantação do PSF investigado deu-se dissociada de uma discussão coletiva com os profissionais diretamente implicados, fato justificado em discursos que manifestam incertezas e inseguranças quanto à implantação da proposta. Verificou-se um distanciamento entre o que está posto nas regulamentações e documentações oficiais da concepção do PSF e a organização perceptível da realidade. Considerando a concepção e a prática deste programa, verificou-se a necessidade de pensar e agir sobre os processos de trabalho, acionando dispositivos para alterar relações técnicas e sociais presentes no cotidiano do trabalho das equipes, reconhecendo que a formação de profissionais em saúde abrange distintas esferas humanas: social, procedimental, afetiva, do conhecimento, de conduta e de manifestação da vontade.

Keywords : Saúde, trabalho e educação; Programa Saúde da Família; Equipe multiprofissional de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese