SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Alternative and complementary medicine in the basic health system network in Brazil: a qualitative approachFamily planning under the view of development author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OTANI, Márcia Aparecida Padovan  and  BARROS, Nelson Filice de. A Medicina Integrativa e a construção de um novo modelo na saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 1801-1811. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000300016.

Medicina Integrativa (MI) é o conceito mais recente no debate das Medicinas Alternativas e Complementares (MAC), em busca do modelo que viabilize introdução e gerenciamento de novas práticas nos sistemas nacionais de saúde. Este artigo analisou diferentes definições de MI e sua relação com as MAC, por meio de revisão sistemática da literatura no Medline, no período de 1996 a 2005. Foram utilizadas as palavras Integrative Medicine e selecionados 36 trabalhos que apresentaram definição de MI. Identificou-se que as MAC são parte da MI, e as definições abrangem: integração da medicina convencional com as MAC; utilização de evidências; combinação de antigos sistemas de cura com a biomedicina; valorização do relacionamento médico-paciente e da comunicação; consideração da pessoa por inteiro; e enfoque na saúde, na cura e na prevenção de doenças. Conclui-se que o crescente interesse de usuários, profissionais e gestores aponta a necessidade do desenvolvimento do modelo de MI, dando suporte à implementação e ao gerenciamento de novas práticas de cuidado e cura.

Keywords : Medicina Integrativa; Medicina Alternativa e Complementar; Práticas de saúde; Revisão sistemática da literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese