SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The Integrative Medicine and the construction of a new health modelCash transfer programs in Brazil: a multidimensional study of Bolsa Escola, Bolsa Alimentação and Cartão Alimentação Program implementation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTOS, Júlio César dos  and  FREITAS, Patrícia Martins de. Planejamento familiar na perspectiva do desenvolvimento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 1813-1820. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000300017.

O presente ensaio tem como objetivo analisar criticamente as limitações atuais do planejamento familiar aplicado na saúde pública e propor mudanças considerando o modelo das ciências sociais aplicadas à saúde e a perspectiva do desenvolvimento familiar. A proposta deste trabalho surgiu do elevado número de mulheres que solicitara o auxílio maternidade na região do Recôncavo da Bahia no ano de 2006. Através da análise das variáveis e dos métodos envolvidos no planejamento familiar, foi possível verificar as seguintes falhas: responsabilidade e participação exclusiva das mulheres, foco no indivíduo, o número de filhos como principal meta do planejamento, modelo biológico, desconsideração dos aspectos socioculturais. Neste ensaio, apresentamos a proposta de planejamento familiar na perspectiva do desenvolvimento, que será testada como modelo de intervenção em um estudo futuro.

Keywords : Planejamento familiar; Variáveis socioeconômicas; Desenvolvimento familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese