SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Cash transfer programs in Brazil: a multidimensional study of Bolsa Escola, Bolsa Alimentação and Cartão Alimentação Program implementationHealth care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TEIXEIRA, Márcia de Oliveira et al. Descrição e análise do uso de um instrumento de coordenação em um instituto público de pesquisa em biomedicina. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 1835-1847. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000300019.

O objetivo deste artigo é descrever e analisar a dinâmica de redes cooperativas de pesquisa em saúde como principal instrumento de coordenação de um programa de desenvolvimento tecnológico em saúde em uma instituição pública de pesquisa. Iniciamos com algumas considerações metodológicas sobre as técnicas utilizadas no levantamento, sistematização e análise dos dados. Em seguida fazemos uma breve exposição conceitual sobre as redes cooperativas, acompanhada da caracterização do programa. Descrevemos e analisamos posteriormente as redes cooperativas, observando as relações entre os diferentes atores que dinamizam o programa, a presença de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação e o compartilhamento da base técnico-científica entre os projetos das redes cooperativas. Concluímos o artigo tecendo algumas considerações sobre a apropriação local do modelo conceitual de organização da pesquisa técnico-científica - as redes cooperativas. Consideramos que a constituição de um acervo de dados empíricos, de conceitos e de categorias locais de análise contribuirá, decisivamente, para a ampliação do conhecimento gerado pela sociologia e pela antropologia sobre as práticas de pesquisa e gestão da pesquisa em biomedicina.

Keywords : Redes cooperativas de pesquisa; Desenvolvimento tecnológico em saúde; Instituição pública de pesquisa; Pesquisa colaborativa; Biomedicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese