SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3What the expenses with the Family Health Program in a municipality of Bahia shows?Approaches to determine priorities and to analyze problems of health with a look from the equity: experience in the local level in Venezuela author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTO, Antônio Carlos Gomes do Espírito  and  TANAKA, Oswaldo Yoshimi. Financiamento, gasto e oferta de serviços de saúde em grandes centros urbanos do estado de São Paulo (Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 1875-1885. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000300022.

Os desafios que se apresentam para implantação dos princípios doutrinários e operativos do SUS nos grandes centros urbanos têm motivado o desenvolvimento de estratégias particularmente voltadas para os municípios de porte populacional acima de 100.000 habitantes e suscitado o incremento de pesquisas que os elege como objeto de estudo. Neste artigo, buscou-se apreender a evolução do financiamento e do gasto com saúde nos municípios paulistas com população superior a 500.000 habitantes, excluído o município da capital, entre 2000 e 2006, estabelecendo um paralelo com a oferta de serviços ao longo deste período, utilizando-se para tanto os dados da Fundação Seade, do Siops e do Datasus. Conclui-se que há um gasto crescente com saúde superior ao crescimento da receita e da despesa global. Considerando os baixos valores de cobertura do PSF e o crescimento experimentado pela produção de procedimentos de média e alta complexidades, os recursos parecem direcionados para reprodução do modelo médico-assistencial tradicional. A heterogeneidade dos indicadores apresentados pelos diversos municípios apontam para a necessidade de estudos de casos, tanto simples quanto múltiplos, com vistas à identificação dos determinantes dessas diferenças.

Keywords : Financiamento e gasto em saúde; Integralidade em saúde; Atenção à saúde em municípios de grande porte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese