SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Margot Jefferys: the British voice of medical sociologyWhose is SUS? About the social representation of the users of the Family Health Program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TURNER, Michelle C.; WIGLE, Donald T.  and  KREWSKI, Daniel. Pesticidas residenciais e leucemia na infância: revisão sistemática e meta-análise. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 1915-1931. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000300026.

Trata-se de uma revisão sistemática e meta-análise de estudos epidemiológicos observacionais anteriores que examinaram a relação entre a exposição de pesticidas residenciais durante as janelas de exposição crítica do tempo (pré-concepção, gravidez e infância) e leucemia infantil. Foram realizadas pesquisas de dados em diversas bases de dados eletrônicas como Medline e outras. Dois revisores independentes realizaram o estudo de seleção, abstração de dados e avaliação da qualidade. Foram utilizados modelos de efeitos aleatórios para obtenção de razões chances (odds ratio) e intervalos de confiança de 95% (IC). Dos 17 estudos identificados, 15 foram incluídos na meta-análise. A exposição a pesticidas e inseticidas residenciais não especificados durante a infância foi positivamente associada com a leucemia infantil, mas não houve associação com herbicidas. Foram observadas associações positivas entre leucemia infantil e exposição a pesticidas residenciais. São necessários mais estudos para confirmar os resultados anteriores com base no autorrelato, para examinar possíveis relações exposição-resposta, e para a avaliação em detalhes de pesticidas específicos e subgrupos de pesticidas toxicologicamente relacionados.

Keywords : Criança; Exposição ambiental; Leucemia; Meta-análise; Pesticidas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English