SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Qualitative assessment of the environmentt in a Psychosocial Care Center author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAMPOS, Rosana Onocko  and  BACCARI, Ivana Preto. A intersubjetividade no cuidado à Saúde Mental: narrativas de técnicos e auxiliares de enfermagem de um Centro de Atenção Psicossocial. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2051-2058. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400004.

Diante da demanda por atenção em Saúde Mental e na tentativa de se renovar o tratamento psiquiátrico destinado a portadores de transtornos mentais severos, surgiram os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Este artigo visa à análise de repercussões subjetivas do trabalho nos Caps nos profissionais de nível médio, buscandose contribuir para o planejamento em saúde. Realizaram-se dois grupos focais com trabalhadores de um Caps III. A metodologia utilizada para análise alicerça-se na abordagem hermenêutico-crítica proposta por Ricoeur e na filosofia gadameriana. Revelou-se como principal desencadeante de sofrimento a desvalorização do trabalho. Destacaram-se temas como dificuldade de cooperação com familiares de usuários, a fraca interligação do Caps com a rede de saúde, a responsabilização pelo plantão noturno, controvérsias sobre a liberação de pacientes em leito-noite e excesso de carga horária. Propõe-se adequado planejamento de estrutura e de organização institucional quando da abertura de novos Caps, visando diminuir impacto de trabalho nos técnicos e melhorar o desempenho clínico da equipe.

Keywords : Pesquisa avaliativa; Saúde Mental; Políticas de saúde; Planejamento em saúde; Narrativa; Hermenêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese