SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Mental health care: perceptions of people with schizophrenia and their carersCerebral palsy and Down syndrome: level of parental knowledge and information author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVEIRA, Maria de Fátima de Araújo  and  SANTOS JUNIOR, Hudson Pires de Oliveira. Que eles falem por si: relatos dos profissionais sobre a experiência nas residências terapêuticas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2089-2098. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400008.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Serviço de Residências Terapêuticas do município de Campina Grande, Paraíba, Brasil, cujo objetivo foi conhecer quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais na prática de cuidado delineada a partir do referido serviço e identificar quais são as perspectivas por eles apontadas para os(as) moradores(as). Para a coleta de dados, utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada aplicado a dez profissionais, registro em diário de campo e observação sistemática. Verificou-se que as principais dificuldades enfrentadas são de base estrutural, insuficiência de recursos humanos e/ ou falta de capacitação e de apoio social. A reinserção social, a inserção no mundo do trabalho e a autonomia são as expectativas apontadas pelos profissionais. Diante dos resultados, pode-se afirmar que, apesar das dificuldades vivenciadas, é possível ver avanços, como a autonomia de alguns moradores. Todavia, por ser um serviço recente, precisa, constantemente, ser avaliado.

Keywords : Saúde mental; Desinstitucionalização; Moradias assistidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese