SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Cerebral palsy and Down syndrome: level of parental knowledge and informationMental health and anxiety in community health agents in Uberlândia (MG, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PINHO, Leandro Barbosa de  and  KANTORSKI, Luciane Prado. O cuidado psiquiátrico no contexto brasileiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2107-2114. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400010.

O presente estudo pretende fazer uma discussão atualizada acerca da assistência psiquiátrica no Brasil, tendo como base um resgate histórico dos saberes e práticas psiquiátricas no contexto brasileiro e a apropriação do fenômeno da loucura. Discute o surgimento da ciência médica moderna e da psiquiatria como área do conhecimento designada ao tratamento e à compreensão do sofrimento mental. Também apresenta discussões acerca da reforma psiquiátrica, ressaltandoa como um movimento que vem ao encontro da ressignificação de saberes e práticas de intervenção referentes ao fenômeno da loucura, a partir da concentração desses saberes e práticas no hospital psiquiátrico. No final, realiza uma breve reflexão crítica sobre a assistência em saúde mental no país na atualidade, constatando potencialidades e dificuldades enfrentadas no âmbito das políticas de saúde e do cotidiano do processo de trabalho dos profissionais da área.

Keywords : Saúde mental; Serviços de saúde; Serviços comunitários de saúde mental.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English