SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Cerebral palsy and Down syndrome: level of parental knowledge and informationMental health and anxiety in community health agents in Uberlândia (MG, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PINHO, Leandro Barbosa de  and  KANTORSKI, Luciane Prado. O cuidado psiquiátrico no contexto brasileiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp.2107-2114. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400010.

O presente estudo pretende fazer uma discussão atualizada acerca da assistência psiquiátrica no Brasil, tendo como base um resgate histórico dos saberes e práticas psiquiátricas no contexto brasileiro e a apropriação do fenômeno da loucura. Discute o surgimento da ciência médica moderna e da psiquiatria como área do conhecimento designada ao tratamento e à compreensão do sofrimento mental. Também apresenta discussões acerca da reforma psiquiátrica, ressaltandoa como um movimento que vem ao encontro da ressignificação de saberes e práticas de intervenção referentes ao fenômeno da loucura, a partir da concentração desses saberes e práticas no hospital psiquiátrico. No final, realiza uma breve reflexão crítica sobre a assistência em saúde mental no país na atualidade, constatando potencialidades e dificuldades enfrentadas no âmbito das políticas de saúde e do cotidiano do processo de trabalho dos profissionais da área.

Keywords : Saúde mental; Serviços de saúde; Serviços comunitários de saúde mental.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )