SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Psychiatric care in the Brazilian contextNeuroimaging and the case of chronic fatigue syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RESENDE, Marineia Crosara de et al. Saúde mental e ansiedade em agentes comunitários que atuam em saúde da família em Uberlândia (MG, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2115-2122. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400011.

Esta pesquisa, realizada com agentes comunitários de saúde (ACS), objetivou: (1) avaliar a saúde mental em ACS; (2) descrever os eventos vitais vivenciados no último ano por ACS; (3) averiguar o nível de ansiedade apresentado por ACS; (4) correlacionar saúde mental, ansiedade e eventos vitais em ACS. Participaram 116 ACS. Instrumentos: questionário sociodemográfico, Questionário de Saúde Geral de Goldberg, Escala de Eventos Vitais, Inventário de Ansiedade Traço-Estado. A maioria dos ACS apresentou grau de ansiedade moderado e saúde mental positiva e relatou ter vivenciado poucos eventos estressantes no último ano, embora a maioria tenha tido problemas de saúde. O fato de estarem presentes níveis de ansiedade, mesmo moderados, sugere uma provável interferência de características específicas da profissão. Entretanto, o fato de a pessoa identificar subjetivamente a ansiedade e classificá-la em um determinado nível pressupõe que esteja usando estratégias de controle, fato esse que auxilia a manter a saúde mental.

Keywords : Agente comunitário de saúde; Saúde Mental; Ansiedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese