SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Dimensions of the scope of work in a Psychosocial Care CenterThe social experience of psychosis in the context of a Psychosocial Care Center author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GUIMARAES, José Maria Ximenes; JORGE, Maria Salete Bessa  and  ASSIS, Marluce Maria Araújo. (In)satisfação com o trabalho em saúde mental: um estudo em Centros de Atenção Psicossocial. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2145-2154. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400014.

O presente artigo tem por objetivo analisar a satisfação de trabalhadores de saúde mental que atuam em Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A pesquisa é de natureza qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, aplicada a 19 trabalhadores de três Caps em Fortaleza (Ceará). O tratamento do material empírico baseou-se na análise de conteúdo com ênfase em eixos temáticos. Os resultados revelaram os determinantes de (in)satisfação presentes no cotidiano desses trabalhadores. As relações estabelecidas com os usuários foram referidas como principal causa de satisfação, enquanto as condições de trabalho e o salário se constituem nos principais motivos de insatisfação. Além desses aspectos, emergiram consequências da (in)satisfação no trabalho no campo particular, social e organizacional da vida dos trabalhadores dos Caps, particularmente na saúde física e mental. Por fim, apontam para a urgência de implementação de estratégias, por parte da administração pública, que visem à desprecarização do trabalho em saúde e, mais particularmente, em saúde mental, tendo em vista a redução dos danos eventualmente causados pelo trabalho.

Keywords : Satisfação no trabalho; Serviços de saúde mental; Gestão de pessoal em saúde; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese