SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4History and paradigms in Collective Health: record of a teaching experienceRisk Analysis applied to food safety in Brazil: prospects and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAMINHA, Maria de Fátima Costa et al. Aleitamento materno exclusivo entre profissionais de um Programa Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2245-2250. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400023.

A amamentação é uma estratégia importante de sobrevivência infantil. Assim, vêm sendo desenvolvidas estratégias de sensibilização, especialmente direcionadas aos profissionais de saúde. O estudo objetivou identificar a frequência e o período de aleitamento materno exclusivo entre profissionais de um Programa Saúde da Família da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Trata-se de um estudo transversal descritivo, envolvendo 37 mulheres, mães de crianças <5 anos, funcionárias do Programa Saúde da Família, do Distrito Sanitário IV do Recife, entre setembro e novembro de 2006. De 37 profissionais, duas foram excluídas por recusa, resultando em 35 efetivamente entrevistadas. A mediana do aleitamento materno exclusivo foi de quatro meses. Comparando-se as profissionais que amamentaram exclusivamente ou não, foi encontrado que as mulheres que amamentaram exclusivamente por > 4 meses não tiveram dificuldades para amamentar (p=0,027). Foi encontrada uma tendência à significância quanto ao uso de chupeta em crianças no grupo de mulheres que não amamentaram exclusivamente (p=0,051). Conclui-se que as dificuldades encontradas na amamentação entre as profissionais de Programa Saúde da Família estudadas e o uso de chupeta por seus filhos merecem destaque, por se tratar de um grupo que serve de modelo para a população.

Keywords : Aleitamento materno; Leite materno; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese