SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Rehabilitation, ethics and techniqueObesity among the poor in Brazil: female vulnerability author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BERTI, Heloisa Wey. Da percepção de impotência à luta por justiça na assistência à saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2271-2278. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400026.

A busca por espaços comunicativos para reflexão sobre o exercício e a prática da enfermagem, usando referenciais bioéticos, teve o objetivo de apreender como os enfermeiros participantes do estudo interpretam a realidade da sua prática perante a observância da justiça. Utilizou-se a técnica de "grupo focal" para coleta de dados e, para análise, a Grounded Theory. Foram identificados três fenômenos: conceituando senso de justiça; sentindo-se impotente em conviver com iniquidades/injustiças; movendo-se em direção às lutas por justiça. Da inter-relação deles, emergiu a categoria central: construindo mecanismos de superação de injustiças e iniquidades que minam a qualidade da assistência de enfermagem: a experiência de enfermeiros recém-formados em um hospital estadual do interior paulista. A estratégia de grupo focal mostrou-se muito adequada à consecução dos objetivos propostos, e a Grounded Theory permitiu a compreensão do movimento empreendido pelos enfermeiros nessa experiência.

Keywords : Enfermagem; Bioética; Justiça.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese