SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4From the perception of powerlessness to the fight for justice in healthcareAre the drug prescription quality indicators of the World Health Organization still valid? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERREIRA, Vanessa Alves  and  MAGALHAES, Rosana. Obesidade entre os pobres no Brasil: a vulnerabilidade feminina. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2279-2287. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400027.

No Brasil, o incremento da obesidade em mulheres inseridas nos menores percentis de renda tem sido destacado como tema prioritário para o campo da Saúde Pública na atualidade. A preocupação com as repercussões futuras da obesidade nos grupos menos favorecidos impõe o aprofundamento teórico e o delineamento de políticas públicas de prevenção e controle da enfermidade nesses segmentos. Nessa perspectiva, este trabalho se propõe a discutir algumas categorias analíticas presentes no fenômeno da obesidade entre a população pobre feminina no Brasil. Fatores biológicos, socioeconômicos e culturais parecem interagir na dinâmica da obesidade feminina no contexto da pobreza, revelando a complexidade dessa problemática. Políticas públicas de geração de emprego, inclusão social e igualdade no mercado de trabalho entre os gêneros nos parecem caminhos mais promissores para o enfrentamento da obesidade entre mulheres pobres no país.

Keywords : Obesidade; Pobreza; Mulheres; Políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese