SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Dental treatment of pregnant women: the role of healthcare professionalsThe control of babies' dental visits through the vaccines card: evaluating a pilot program developed at the Family Health Strategy at Ponta Grossa (PR, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SATURNINO, Luciana Tarbes Mattana; LUZ, Zélia Profeta; PERINI, Edson  and  MODENA, Celina Maria. O Internato Rural na formação do profissional farmacêutico para a atuação no Sistema Único de Saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 2303-2310. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000400030.

Para contemplar o exposto nas Diretrizes Curriculares, algumas faculdades de Farmácia têm implantado a disciplina de Internato Rural (IR) como forma de inserção do ensino para o Sistema Único de Saúde (SUS) e de viabilizar a interação do aluno com a prática farmacêutica. Este trabalho analisa o conhecimento dos alunos do IR do Curso de Farmácia da UFMG sobre o SUS e sobre a atividade farmacêutica. A coleta das informações foi feita por meio de Grupos Focais (GF), um antes e outro imediatamente após a experiência de campo. Oito alunos participaram dos dois momentos. O roteiro do GF contemplou: concepção do SUS, as atividades do profissional no sistema público de saúde e a expectativa com o IR. O processamento das informações foi feito pela análise de conteúdo. Observou-se que em ambos os momentos os alunos desconheciam os conceitos e princípios do SUS. Entretanto, após o retorno do município foram observadas palavras como acesso, direito universal e promoção da saúde. Os alunos desconheciam as atividades do farmacêutico no Serviço, e o termo assistência farmacêutica não foi mencionado em nenhum momento. As análises apontaram para o baixo conhecimento dos alunos sobre o SUS e sobre o papel do profissional. No entanto, eles consideraram o IR uma disciplina motivadora para a atuação nele.

Keywords : Farmacêutico; Ensino de Farmácia; SUS; Internato Rural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese