SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Aesthetic surgery, medical discourse and healthWork in health: sanitary surveillance of drugstores in Salvador (state of Bahia, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAVALCANTI, Christiane Leite et al. Programa de intervenção nutricional associado à atividade física: discurso de idosas obesas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2383-2390. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500007.

A obesidade é um problema nutricional complexo, com dimensões sociais e psicológicas, que afeta indivíduos de todas as idades. Além de apresentar fatores de risco para algumas doenças, pode interferir na qualidade de vida do idoso. Este estudo exploratório de natureza qualitativa investigou o discurso de idosas obesas quanto à participação em um programa de intervenção nutricional associado à atividade física. Participaram da pesquisa dezoito idosas obesas, inseridas em Centros de Referência e Cidadania do município de João Pessoa (PB). Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista a partir de um roteiro que contemplou a questão norteadora pertinente ao objetivo da investigação. Os dados obtidos foram analisados mediante a técnica de discurso do sujeito coletivo (DSC). Do DSC emergiram as seguintes ideias centrais: mudanças no estilo de vida, no hábito alimentar, na saúde e na autoestima. As ideias centrais refletem a valorização do referido programa para a promoção da saúde do grupo de idosas participantes do estudo. Espera-se que esta proposta possa subsidiar novas investigações na área da saúde do idoso.

Keywords : Pesquisa qualitativa; Saúde do idoso; Obesidade; Atividade física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese