SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Work in health: sanitary surveillance of drugstores in Salvador (state of Bahia, Brazil)Family planning: significance for women of reproductive age author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Kátia Lenz Cesar de  and  GOMES, Romeu. Homens e violência conjugal: uma análise de estudos brasileiros. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2401-2413. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500009.

O estudo analisou qualitativamente 54 textos brasileiros sobre homens e violência conjugal, relacionados a atividades de pesquisa ou de intervenção. Primeiramente caracterizou-se o material quanto aos temas abordados, ao foco principal e ao tipo de texto. A seguir fizeram-se sínteses e análises das principais considerações dos textos a partir dos eixos temáticos encontrados: diferentes inteligibilidades da problemática, magnitude da violência conjugal, sentidos de homens relacionados à violência e intervenções e/ou políticas junto a homens agressores. A análise teve como parâmetro o ramo de discussões nacionais e internacionais que se esforça por ultrapassar a polêmica em torno da definição do problema como "violência de gênero" ou "violência conjugal", cunhando sobretudo o pressuposto de que existem diversos estilos de conjugalidade violenta. Concluiu-se que a maior unanimidade dos estudos é pensar a problemática como questão relacional de gênero. Defendeu-se, por fim, a ideia de que a escolha da melhor abordagem articuladora entre os polos da polêmica ainda demanda mais investigações, com metodologias qualitativas junto a atores de diferentes camadas e grupos sociais. Quanto às intervenções, propõem-se investimentos no maior número possível de alternativas, valorizando a singularidade dos casos.

Keywords : Violência conjugal; Gênero; Masculinidade; Literatura de revisão; Promoção de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese