SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Prescribed and unprescribed drug use among pregnant patients attended by the Unified Health System in Santa Rosa (State of Rio Grande do Sul, Brazil)Hormonal contraception: a comparison between patients of the private and public health network author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

JORGE, Roberta Jeane Bezerra et al. Exame Papanicolaou: sentimentos relatados por profissionais de enfermagem ao se submeterem a esse exame. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2443-2451. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500013.

Objetivou-se conhecer os sentimentos de auxiliares e técnicas de enfermagem ao se submeterem ao exame Papanicolaou. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado nos meses de setembro a outubro de 2006, com 35 servidoras de uma instituição governamental referência em ginecologia na cidade de Fortaleza (CE). Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, contendo uma questão norteadora gravada e analisada de acordo com referencial teórico metodológico da fenomenologia social. Os relatos foram agrupados em três temáticas: um exame que causa incômodo, medo e vergonha; um exame que gera ansiedade quanto aos resultados; e um exame que "me deixa calma e tranquila". Apesar de as entrevistadas pertencerem a uma instituição que cuida de mulheres na prevenção do câncer cérvico-uterino, elas não deixaram de emitir sentimentos negativos relacionados ao exame. Concluiu-se a importância de realizar projetos educativos, enfatizando a importância do empoderamento das usuárias a fim de minimizar essas questões.

Keywords : Sentimentos; Papanicolaou; Saúde da Mulher; Neoplasias do colo do útero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese