SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Body image of women with breast cancer: a systematic review of literatureAwareness about breast cancer and mammography in elderly women who frequent Daycare Centers in São Paulo (SP, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MELO, Cristiane Magalhães de  and  OLIVEIRA, Djenane Ramalho de. O uso de inibidores de apetite por mulheres: um olhar a partir da perspectiva de gênero. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp.2523-2532. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500022.

O presente estudo teve como objetivo compreender os motivos que levam mulheres adultas a utilizar medicamentos inibidores do apetite e verificar, a partir da ótica de gênero, como se estabelece a relação dessas mulheres com seus próprios corpos. Orientado pelos princípios da pesquisa qualitativa, utilizou como técnicas de construção de dados a entrevista semiestruturada e a observação direta. Participaram como informantes do estudo seis mulheres usuárias de anorexígenos. Os resultados apontaram que as imagens, a publicidade e as redes sociais contribuem significativamente para a criação de padrões de aparência física e de "estilos de vida", cujo modelo preconiza a boa aparência (corpo magro) e a felicidade conjugal. O corpo magro é representado como algo capaz de alterar condições, ou seja, pessoa gorda = pessoa infeliz; e pessoa magra = pessoa feliz. O estudo mostra que é no corpo como lócus que o papel socialmente destinado às mulheres será produzido e reproduzido.

Keywords : Corpo; Gênero; Anorexígenos; Feminilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )