SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Body image of women with breast cancer: a systematic review of literatureAwareness about breast cancer and mammography in elderly women who frequent Daycare Centers in São Paulo (SP, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MELO, Cristiane Magalhães de  and  OLIVEIRA, Djenane Ramalho de. O uso de inibidores de apetite por mulheres: um olhar a partir da perspectiva de gênero. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2523-2532. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500022.

O presente estudo teve como objetivo compreender os motivos que levam mulheres adultas a utilizar medicamentos inibidores do apetite e verificar, a partir da ótica de gênero, como se estabelece a relação dessas mulheres com seus próprios corpos. Orientado pelos princípios da pesquisa qualitativa, utilizou como técnicas de construção de dados a entrevista semiestruturada e a observação direta. Participaram como informantes do estudo seis mulheres usuárias de anorexígenos. Os resultados apontaram que as imagens, a publicidade e as redes sociais contribuem significativamente para a criação de padrões de aparência física e de "estilos de vida", cujo modelo preconiza a boa aparência (corpo magro) e a felicidade conjugal. O corpo magro é representado como algo capaz de alterar condições, ou seja, pessoa gorda = pessoa infeliz; e pessoa magra = pessoa feliz. O estudo mostra que é no corpo como lócus que o papel socialmente destinado às mulheres será produzido e reproduzido.

Keywords : Corpo; Gênero; Anorexígenos; Feminilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese