SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Awareness about breast cancer and mammography in elderly women who frequent Daycare Centers in São Paulo (SP, Brazil)Comprehensive care of pregnant adolescents in Primary Care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VIRTUOSO JUNIOR, Jair Sindra  and  GUERRA, Ricardo Oliveira. Incapacidade funcional em mulheres idosas de baixa renda. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2541-2548. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500024.

O propósito deste estudo foi o de analisar a relação dos aspectos sociodemográficos e referentes às condições de saúde com a incapacidade funcional em mulheres idosas de baixa renda. O estudo teve delineamento transversal, com uma amostra representativa de 222 mulheres, com média de 70 anos (± 7,27), pertencentes a grupos de convivência no município de Jequié, Bahia. Foram realizadas medidas antropométricas e a aplicação de uma entrevista contemplando as variáveis: sociodemográficas, saúde física e comportamental. A análise estatística foi realizada com nível de significância p<0,05, com cálculo da respectiva razão de chances na regressão logística binária, para análise de fatores hierarquicamente agrupados. A prevalência de incapacidade funcional foi de 46,8%, nos quais a partir de análise multivariada hierarquizada verificaram-se associação significativa com o aumento da idade, baixo nível de educação, hospitalização, ausência de práticas de atividades físicas ao longo da vida e alterações na função cognitiva. As características identificadas que associaram as limitações em atividades instrumentais da vida diária sugerem uma complexa rede causal na determinação da capacidade funcional em mulheres idosas de baixa renda.

Keywords : Saúde do idoso; Fatores socioeconômicos; Incapacidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese