SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Functional incapacity among low-income elderly womenThe prevalence and factors associated with obesity in women attended at First Aid Units of the Unified Health System in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MELO, Mônica Cecília Pimentel de  and  COELHO, Edméia de Almeida Cardoso. Integralidade e cuidado a grávidas adolescentes na Atenção Básica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2549-2558. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500025.

O pré-natal em adolescentes tem se caracterizado por ações técnicas buscando-se na atualidade qualificar o cuidado na perspectiva da integralidade. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde/Programa Saúde da Família (PACS/PSF) constitui estratégia para avançar nas mudanças requeridas, o que motivou esta investigação científica, que teve como objetivos conhecer o processo de cuidado pré-natal a adolescentes grávidas por profissionais de saúde do PACS/PSF e analisá-lo na perspectiva da integralidade. É um estudo qualitativo, tendo a integralidade como enfoque teórico. Foi desenvolvido em unidades de PACS/PSF em um município da Bahia, sendo sujeitos do estudo profissionais que cuidam de gestantes adolescentes. O material empírico foi produzido por meio de entrevista semiestruturada e observação não participante, em consultas e visitas domiciliárias e analisado pela técnica de análise de discurso. A análise revelou que o cuidado pré-natal à adolescente se concretiza sob o modelo biomédico, e o cumprimento de rotinas e protocolos institucionais sobrepõe-se à singularidade da adolescente. Assim, distancia-se da integralidade, na medida em que as práticas são orientadas por sujeições ideológicas a um modelo que nega às adolescentes grávidas a oportunidade de serem sujeitos.

Keywords : Gravidez na adolescência; Cuidado pré-natal; Integralidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese