SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5The prevalence and factors associated with obesity in women attended at First Aid Units of the Unified Health System in southern BrazilSocial support to pregnant adolescents: clarifying perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MAIA, Christiane Santiago; FREITAS, Daniel Roberto Coradi de; GUILHEM, Dirce  and  AZEVEDO, Anamaria Ferreira. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2567-2574. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500027.

O objetivo deste trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (Visa) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de Visa em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de Visa relataram com maior frequência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados. Os responsáveis pela Visa citaram aspectos relacionados à estrutura e aos processos como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços.

Keywords : Qualidade da assistência à saúde; Vigilância sanitária; Saúde da mulher.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese