SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Perceptions on the quality of services relating to women's healthcareCadmium, environmental exposure, and health outcomes author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SCHWARTZ, Tatiane; VIEIRA, Renata  and  GEIB, Lorena Teresinha Consalter. Apoio social a gestantes adolescentes: desvelando percepções. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2575-2585. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500028.

Com o objetivo de descrever a percepção das gestantes adolescentes em relação ao apoio recebido durante a fase gestacional, realizou-se este estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Participaram 12 adolescentes primigestas, frequentadoras dos serviços ambulatórios de saúde de Passo Fundo (RS). Por meio de entrevistas semiestruturadas, genogramas e ecomapas, obtiveram-se os dados analisados pela modalidade temática. Evidenciou-se a percepção da necessidade de apoio para superar o medo e o desafio da maternidade. Mães e parceiros foram percebidos como as principais fontes de apoio, provendo as dimensões afetiva e material. O saber do senso comum preencheu a dimensão de informação, e a dimensão emocional revelou a gravidez como mediadora na reconciliação com o pai. A percepção da dimensão de interação social positiva foi ofuscada pelo isolamento autoimposto. Assim, a percepção da adolescente sobre o apoio social recebido é nítida em relação ao núcleo familiar e circunscreve-se às pessoas com maior apego. A rede de cuidados extrafamiliar, incluindo os serviços de saúde, é frágil e gera a percepção das dificuldades psicossociais, sugerindo a necessidade de maior investimento dos profissionais da atenção básica de saúde na inserção das adolescentes primigestas em grupos de cuidado social, que influenciam no desenvolvimento saudável da gestação.

Keywords : Adolescência; Gestação; Apoio social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese